sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Treinamento: um investimento de relação ganha-ganha

As novidades chegam todos os dias, por "todos os lados" e as profissionais precisam manter-se atualizados e conectados com as inovações relacionadas à sua área e ao negócio da empresa em que atuam. Mas as empresas podem ajudar seus talentos a acompanharem esse ritmo que ganha, cada vez mais, aceleração e parece torna-se aliado da concorrência?

Para o Grupo Coletek, que atua no segmento da informática e que conta com uma equipe de aproximadamente 400 profissionais, a resposta para essa pergunta surgiu no começo de 2004, quando iniciou trabalhos pertinentes à estruturação da área de Recursos Humanos. Naquela época, como consequência, surgiram os primeiros investimentos pertinentes ao RH, incluindo treinamento e reciclagem dos colaboradores. De acordo com Veridiana Cristina Rangel, analista de RH, a atualização dos profissionais tornou-se fundamental para as empresas que desejam se mante no mercado como parte ativa no mundo corporativo.

"A globalização e os avanços tecnológicos nos direcionam a necessidades de atualização de maneira contínua, pois a capacitação de pessoal está diretamente ligada ao êxito ou à queda de uma empresa. Reciclar gera reeducação, ou seja, mudança de comportamento. Logo, estima-se que toda reciclagem é importante para se atingir melhora da autoestima dos colaboradores, maior produtividade, otimização de processos, melhor gestão de tempo e das ferramentas de trabalho tendo por consequência a melhora na excelência das atividades e do trabalho oferecido", defende a analista de RH.

Para ela, tais aspectos fazem com que a empresa torne-se mais competitiva, pois ao mesmo tempo em que auxilia na carreira profissional dos colaboradores, também traz sucesso para si. E para os integrantes do setor de Recursos Humanos do Grupo Coletek, estar atentos às necessidades de treinamentos e reciclagens, conhecer cada área e fazer a adequação do colaborador ao cargo e estimar seu crescimento tornou-se um dever. A partir dessa premissa, o diferencial não está apenas nos produtos que a empresa oferece, mas também nas mãos e nas mentes que contribuem para o seu resultado final.
Público e periodicidade - Os treinamentos promovidos pelo Grupo Coletek destinados a todos os setores, à medida que vão apresentando-se insuficientes no aproveitamento de seus recursos sejam eles físicos ou não, analisando cuidadosamente cada um em sua particularidade de necessidade de aprimoramento e desenvolvimento de novas habilidades. Quando questionada sobre a periodicidade de treinamentos dos talentos internos, Veridiana Cristina diz que por existirem reciclagens que por atendimentos às Normas Regulamentadoras de algumas profissões, essas atualizações são feitas exatamente dentro de um prazo fixado em regra. Em outros casos vão acontecer devido às inovações de ferramentas de trabalho, em forma de prevenção, ao adotar novas políticas, atendimentos às exigências de clientes e mudanças em processos organizacionais e é claro, quando o comportamento real apresentado está abaixo do comportamento esperado.

"O processo de reciclagem surge a partir de um levantamento de necessidade de treinamento realizado pela equipe técnica de cada setor junto com o setor de Recursos Humanos, o que não descarta a possibilidade de um colaborador poder solicitar junto ao seu Superior e ao RH a sua reciclagem ou um treinamento específico de capacitação, tal solicitação também passará por avaliação de viabilidade de acontecimento", enfatiza a analista de RH, ao acrescentar que a abertura dada ao colaborador para expor suas necessidades dentro da função que desempenha mostra seu interesse em melhorar suas habilidades e expões não só seus próprios interesses, como também a sua capacidade de reconhecer a importância de se manter atualizado para melhor executar suas atividades.

Vale ressaltar que apesar das reciclagens serem de responsabilidade da área de Recursos Humanos em conjunto com os departamentos técnicos, a companhia realiza parcerias com instituições e consultorias quando há necessidade de se promover treinamentos externos, ou seja, quando não existem multiplicadores dentro de própria empresa. A prioridade é capacitar colaboradores para que também sejam capazes de repassar seus conhecimentos às suas equipes de trabalho.
De acordo com a analista de RH, não diferentemente dos outros sistemas, o levantamento das necessidades de treinamento passa pelas seguintes etapas de planejamento e programação: identificação do treinamento e do assunto que será focado; quem será treinador, seja ele interno ou externo; local de realização; recursos necessários; avaliação de custo-benefício.

Após a realização do treinamento, a área de RH considera que é importante fazer a análise de reação junto aos colaboradores treinados. Em seguida, ocorre a avaliação de retenção para a ponderação do conhecimento adquirido e com o resultado positivo nestas avaliações o próximo passo é marcar a segunda avaliação de retenção já no desempenho das atividades dos colaboradores que realizaram o treinamento. "Caso nas duas primeiras avaliações os resultados não sejam positivos, o melhor é avaliar o ponto negativo de todo o processo e reprogramar sua execução. Receber o treinamento é conhecer, reter e usar", acredita Veridiana Cristina Rangel.

Os líderes - A participação das lideranças do Grupo Coletek tem sido fundamental para a atualização dos talentos. Além de serem bastante ativos nos processos, os mesmos se mostram preocupados com o bem-estar de seus colaboradores no desempenho de suas funções e reconhecem que isto melhora a produtividades e contribui para o ambiente organizacional e para o sucesso bilateral no ambiente organizacional. É o chamado processo ganha-ganha entre empresa e colaborador.

Os benefícios gerados pela reciclagem contínua dos profissionais são significativos para a companhia. Dentre esses, além das equipes atualizadas, destacam-se: elevação do saber; desenvolvimento de habilidades e conceitos; maior segurança das pessoas para a execução das atividades; elevação da autoestima e aumento da produtividade; melhorias na qualidade dos resultados com diminuição de erros e retrabalhos; redução do absenteísmo e melhoria no clima organizacional.

Além disso, a analista de RH lembra que os profissionais que se mantêm atualizados e que sabem fazer o uso adequado do conhecimento adquirido, revelam maior domínio de suas atividades, atuam com segurança e maneira assertiva e, consecutivamente, aumentam suas possibilidades de reconhecimento e crescimentos dentro da empresa onde atuam e até mesmo no mercado de trabalho como um todo. Além dos mais, tornam-se profissionais qualificados e com um diferencial a oferecer no mercado de trabalho.

Por fim, Veridiana Cristina Rangel assinala que adotar uma estratégia adequada na Gestão de Pessoas ajuda de maneira efetiva nas ações de treinamento e de desenvolvimento. "Acreditamos que o diferencial está nas pessoas, devemos preparar nossas equipes de trabalho a fim de elevar seu potencial a fim de melhorar nossa capacidade de produção, para isso por diversas vezes saímos do operacional e burocrático para sermos estratégicos atuando de maneira proativa e preventiva", conclui.

Por Patrícia Bispo
Fonte: RH.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe e compartilhe seus conhecimentos, deixando seu comentário abaixo!