quinta-feira, 12 de julho de 2012

Os três profissionais que não podem faltar no seu networking


Rede é muito mais que conhecer muitas pessoas, mas sim conhecer quem agrega valor à sua vida profissional e pessoal

Já passou o tempo em que investir em um networking era apenas conhecer muitas pessoas. Hoje, além de estratégico, uma boa rede de contatos é definida por conhecer pessoas que agregam valor à sua vida profissional e pessoal.

O co-fundador e CEO da Jackalope Jos, Sudy Bharadwaj, afirma que é como escolher um time, que junto a você, formarão uma equipe que podem te ajudar a encontrar melhores oportunidades de emprego e entrar no mercado de trabalho.

Quem são esses contatos e como fazer essas redes? Publicado no site Carrerbliss, Bharadwaj mostra três profissionais que poderão ter ajudar a alavancar seu networking:

1. Profissionais iguais a você
Você não precisa explorar seu sósia, mas uma pessoa que tenha os mesmos interesses e experiências parecidas com as suas. Isto é vantajoso em duas formas: a primeira é que você terá um amigo, um aliado que entenderá os altos e baixos da procura de um emprego. Você pode compartilhar histórias e apoiar uns aos outros quando necessário. Segundo, você poderá trocar informações de empregos, de novas vagas ou outros contatos na área em que atua.


Não se preocupe em ser competitivo - se você estiver disposto a encaminhar uma rede de contatos que se adapte a outras pessoas, elas provavelmente irão encontrar uma forma de retribuir o favor.


2. Profissionais de outras áreas
Isso pode não parecer necessário, especialmente para o emprego. No entanto, quando conhecer pessoas de outras áreas e conhecimentos, lembre-se de que vocês não têm os mesmos conhecimentos, isso é, o networking com outras áreas poderá abrir outras oportunidades e você terá mais contatos, consequentemente.


Outra razão para diversificar sua rede de relacionamentos: você poderá precisar de ajuda em uma área diferente, por exemplo, profissionais que saibam sobre marketing pessoal e possam te ajudar a melhorar seu desempenho profissional. O que importa, na verdade, é que eles sejam bons em suas áreas e possam te agregar novas experiências.


3. Mentor
Com o apoio de um mentor, você será capaz de procurar um emprego de forma mais inteligente e sem problemas. Além disso, o mentor pode dividir sabedoria necessária sobre esta procura ou para as decisões na carreira. É como um consultor de investimento pessoal e profissional para o seu futuro.

Para achar este mentor, é preciso que você veja alguém que tenha uma carreira parecida com a qual você gostaria de ter. Pode demorar para achá-lo ou, às vezes, achar mais um um ao longo de sua carreira. Seja qual for o caso, qualquer bom mentor será alguém que você respeite e que irá te respeitar da mesma forma.

Fonte Site Administradores



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe e compartilhe seus conhecimentos, deixando seu comentário abaixo!