terça-feira, 29 de novembro de 2011

Análise de currículo


DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE CURRÍCULOS

A FORMAÇÃO ACADÊMICA E O PERFIL PROFISSIONAL 

-A formação acadêmica em uma área que não se relaciona com a vaga para qual o profissional está se candidatando compromete o processo de seleção, mesmo que ele tenha experiência e perfil adequado à vaga?

"A formação acadêmica específica para a área de atuação profissional não é mais vista como um pré-requisito limitante para decisões de contratação. Há incontáveis casos de médicos que são presidentes de empresas não-relacionadas a saúde, engenheiros em trabalhando com finanças ou Recursos Humanos, agrônomos em empresas de serviços etc. Salvo casos específicos de cargos técnicos, para os quais o conhecimento técnico é indispensável, o que se busca na formação escolar é a capacidade de raciocínio, de tomada de decisões e a visão de conjunto, mesmo em recém-formados. Quando há experiência profissional anterior na área do cargo em aberto, a atenção dada à formação específica é ainda menor. O profissional de hoje está aprendendo diariamente, e precisa ter disposição, interesse e curiosidade para não se tornar obsoleto do dia para a noite." 


Ana M. Melhem Cosentino
Diretora de Recursos Humanos
Directv


  DETALHE IMPORTANTE EM UM CURRÍCULO 

-O que você considera mais importante em um currículo?

"A primeira análise que faço é sobre a estabilidade empregatícia. O candidato não pode ser instável, não pode estar disponível no mercado de trabalho há muito tempo e não pode ter grandes intervalos entre uma empresa e outra. Depois considero: 


- as empresas e características das empresas em que o profissional trabalhou
- formação educacional
- idade
"


Inês Perna
Vice-presidente
Grupo Catho


  UM CURRÍCULO PARA UMA VAGA QUE NÃO EXISTE 

-Quando você recebe um currículo sem que exista uma vaga em aberto na empresa, o que você faz com este material?

"Procuro ler rapidamente todos os currículos que recebo. Não é fácil lembrar de todos eles, mas se a pessoa tem alguma qualificação especial ou experiência ímpar, separo o material dela. Em alguns casos, geralmente quando a pessoa, além de ter as qualificações anteriores, também demonstra sincero interesse em trabalhar na empresa, marco uma  entrevista pessoalmente para conhecer melhor o candidato." 


Dante Mantovani
Chefe de Desenvolvimento de Recursos Humanos
Gradiente Eletrônica


  É MELHOR SER GENERALISTA OU ESPECIALIZADO 

"Na sua opinião, o melhor currículo é o do profissional generalista (já trabalhou em diversas áreas) ou o do profissional especializado (dedicou sua carreira à apenas uma área)?
Acredito que o currículo de um executivo com conhecimentos em várias áreas de atuação é sempre muito bem visto, porém, tendo como foco uma única área." 


Orlando Barbosa
Vice-presidente
Grupo Catho


  A IMPORTÂNCIA DO ESTADO CIVIL NA DISPUTA DO MERCADO DE TRABALHO 

-Um profissional que destaca no currículo que é solteiro, separado ou divorciado fica em desvantagem em relação a profissionais casados? Por quÊ?

"Não acho que exista esta desvantagem, não. As empresas desejam apenas identificar as competências dos candidatos. Elas querem saber como e quanto estas competências estão próximas das requeridas para os cargos para os quais buscam talentos. O estado civil dos candidatos é absolutamente irrelevante." 


José Emídio Teixeira
Gerente de Relações Sociais e Educação
Rhodia do Brasil


QUEM LÊ AS CARTAS DE APRESENTAÇÃO? 

-Você costuma ler a carta de apresentação que acompanha alguns currículos de profissionais? Você a considera? Acha que ela ajuda a avaliar o candidato?

"Quando eu recebo um currículo de uma consultoria ou mesmo do próprio autor, costumo ler a carta de apresentação, sim. Nela é possível obter informações que complementam os dados apresentados no currículo, como: 


- estilo
- estética
- capacidade de expressão
- raciocínio 


O currículo é um documento descritivo de informações e na carta, há uma exposição maior do indivíduo que a escreve."
 


Edmar Gualberto
Gerente de Recursos Humanos
Chrysler do Brasil

  A ORDEM DOS ITENS DE UM CURRÍCULO 

-Você prefere ler um currículo onde as experiência e os conhecimentos do profissional vêm antes da descrição das empresas, em um resumo de qualificações, ou prefere que as atribuições fiquem logo abaixo de cada empresa por onde o profissional passou?

"Para mim, é indiferente, desde que a pessoa seja clara em suas colocações. Quando o currículo contém um resumo das experiências e conhecimentos antes, pode ajudar a fazer com que o leitor entenda melhor as qualificações gerais, mas acho importante mencionar as empresas, cargos ocupados e principais contribuições em cada empresa, independentemente da ordem como as informações aparecem no currículo." 


Karen Louise Mascarenhas
Diretora de Recursos Humanos e Qualidade Corporativa
Grupo VR

  O QUE APARECE NUM BOM CURRÍCULO 

-O que faz você decidir que está diante de um bom currículo e que vale a pena marcar uma entrevista pessoal com este candidato?

"Quando o assunto é recrutamento e seleção, não podemos fazer análises isoladas. Temos que avaliar o currículo diante de alguns aspectos e requisitos da posição em aberto. Todavia, é lógico que existe um índice de empregabilidade a ser considerado com base em alguns conceitos, como formação, idioma, idade, anos de experiência, ascensão profissional e realizações ou resultados obtidos durante a carreira.
Diante destes aspectos, o currículo pode ser adequado, pois como consultora da área de Recursos Humanos, muitas vezes me deparo com talentos que nem sempre possuem as características exigidas para um bom índice de empregabilidade. 


Logo, ressalto que o bom currículo é aquele que transmite, claramente, o objetivo, as especificidades e os diferenciais do profissional. É aquele que consegue marcar presença, chamar a atenção do leitor e gerar retorno. Entenda-se por retorno desde uma ligação telefônica, envio de e-mail até a efetiva marcação de uma entrevista (aliás, momento decisivo no processo de busca ou mudança de emprego) e, cabe a cada um desenvolver e cultivar este contato até chegar à entrevista. 


Com relação a contatar e agendar uma entrevista diante do currículo, esta é uma prática adotada, evidentemente, a partir da necessidade da empresa. Com certeza, serão avaliados os pré-requisitos e o perfil do candidato. Havendo adequação aos conceitos indispensáveis, este profissional será chamado para a entrevista. A partir deste momento, outras variáveis irão permear o processo em função da postura deste profissional diante do desafio, visão de futuro e, sem dúvida, adequação à cultura da empresa e dos executivos contratantes."
 


Sorhaia Fontes
Vice-presidente
Grupo Catho

  OBJETIVO PROFISSIONAL CLARO 

-Você continua analisando o currículo de um candidato que não deixou claro o seu objetivo profissional? Se esta informação não aparecer no início do currículo, você a busca no restante do material?

"O processo de recrutamento e seleção na Sabesp, onde trabalho, por exemplo, ocorre por concurso público, realizado para alguns cargos específicos, de acordo com a disponibilidade de vagas. Os profissionais aprovados passam a fazer parte de um banco de candidatos que são convocados gradativamente, conforme o surgimento de vagas, e seguindo a ordem de classificação. A análise do currículo em nossa empresa, portanto, é realizada conforme os candidatos são convocados. Como profissional e superintendente de Recursos Humanos e Qualidade, considero que o currículo de um candidato precisa apresentar claramente o objetivo profissional do mesmo, e busco identificá-lo no material. Considero importante buscar essa informação, pois pode se tratar de um bom profissional ou de uma boa oportunidade." 


Walter Sigollo
Superintendente de Recursos Humanos e Qualidade
Sabesp

  O TRABALHO VOLUTÁRIO EM DESTAQUE NO CURRÍCULO 

-Você considera importante destacar a realização de atividades voluntárias no currículo? Isso pode ser usado como critério de seleção para uma determinada vaga?

"Acredito que sim. O importante é conhecer o tipo de trabalho que o profissional desenvolveu e, em especial, entender o motivo que fez com que ele se dedicasse à atividade voluntária. Entender as razões da participação pode ser mais importante do que a participação em si. Dependendo do perfil do cargo que se está buscando ou do ambiente de trabalho, esta atividade pode ser fator que reforça a seleção de um candidato versus outro."


Vicente Carlos Teixeira
Diretor de Recursos Humanos Brasil e norte da América Latina
Dow Química

  ASPECTOS DESANIMADORES DE UM CURRÍCULO 

-O que faz você perder o interesse pelo profissional pelo currículo?

"Falta de poder de síntese, erros de português, alta instabilidade profissional e incoerências nas informações."
Silvana Piccoli
Gerente-geral de Recursos Humanos
Steelcase do Brasil

  INDICAR DISPONIBILIDADE PARA VIAGENS PODE SER IMPORTANTE 

-Quando o profissional menciona no currículo que possui disponibilidade para viagens ou mudança de cidade, o currículo fica mais atraente ou esta informação deve ser destacada apenas no momento da entrevista?

"Para posições nas áreas administrativa ou de produção, esta informação se torna irrelevante. Já para posições de vendas, por exemplo, é importante constar esta informação, pois as mudanças de cidade podem ocorrer ao longo da carreira do profissional." 


Stela Amaral
Diretora de Recursos Humanos
Alcon Laboratórios

  O QUE TORNA UM CURRÍCULO DIFERENTE 

-O que você gostaria de ver de diferente nos currículos, que ajudaria os empregadores a identificarem um bom candidato?

"Não se trata de ser diferente, pois um currículo pode ter diversos layouts e formatos. No meu entender, o currículo deve ser objetivo e curto, aí sim ele já fica muito diferente do currículos que circulam no mercado. O idela é que este material tenha, no máximo, duas páginas. Associado à esta objetivadade, o material também deve demonstrar que os índices de empregabilidade do candidato o qualificam a ocupar a vaga em aberto. Um currículo curto mas com informações de qualidade oferece uma fácil leitura e dá mais chances ao candidato de conseguir marcar uma entrevista pessoalmente, pois o futuro empregador conseguiu ler e entender pelo currículo o objetivo do candidato."

Alberto Oliveira
Vice-presidente
Grupo Catho



Fonte:
 Jornal Carreira e Sucesso


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe e compartilhe seus conhecimentos, deixando seu comentário abaixo!