Uma pessoa estusiasmada está
disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e
transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode
portanto ser considerado como um estado de espírito otimista.
Quando falo sobre entusiasmo para uma platéia participante e motivada, os que estão ouvindo sentem-se mais entusiasmados, mas além deles também eu, que faço a palestra, me sinto fortalecido. Isso porque o entusiasmo é uma força dinâmica, que se expande e se realimenta quando é compartilhado pelas pessoas.
A mesma coisa acontece nos contatos profissionais entre um vendedor e seus clientes, ou entre um líder e sua equipe. A pessoa que transmite entusiasmo conquista uma resposta emocional positiva, por parte das pessoas com quem convive, não só no meio profissional como em qualquer outro ambiente. O meu entusiasmo para transmitir idéias me animou a escrever um livro exatamente sobre esse assunto, com o título “A Força do Entusiasmo – Como usar a fonte de energia que existe dentro de você”.
É importante que também as empresas saibam usar essa fonte de energia, pois o entusiasmo é um combustível de primeira necessidade em qualquer organização. Mas é bom ter sempre em mente uma frase de um escritor japonês, chamado K. Ishiwawa: “De nada vale uma tonelada de entusiasmo se não estiver acompanhada de um grama de técnica”.
Em todos os ramos do mercado, os conhecimentos e as técnicas estão evoluindo muito rapidamente.
E a força do entusiasmo precisa ser aplicada também para o aprimoramento profissional. Cabe a cada um, seja autônomo ou integrante de uma equipe, evoluir o seu perfil profissional passando a ser um verdadeiro “homem de negócios”, um empreendedor, com as seguintes características:
• Informado sobre o que se passa no seu país e no mundo;
• Preparado para lidar com as novas realidades do mercado;
• Disposto a aprender sempre, para estar capacitado em novas situações e técnicas;
• E, acima de tudo, entusiasmado com a vida.
Sabemos que todo desafio traz, dentro de si, uma oportunidade de aprimoramento profissional e pessoal. E você pode aprimorar seu trabalho seguindo estas simples sugestões:
1o) Bom humor – Quem cultiva o bom humor alcança resultados muito mais positivos no contato com os clientes e em qualquer situação
2o) Entusiasmo – Coloque o coração em todos os seus atos. A pessoa entusiasmada tem um brilho pessoal. Essa força faz com que o cliente acredite em você e sinta-se atraído pelo produto ou serviço que você oferece.
3o) Comprometimento – Não basta ser atencioso. Esteja comprometido com os anseios do cliente, para surpreendê-lo com atitudes extremamente positivas.
4o) Espírito de equipe – Lembre-se de que seu colega de empresa é o cliente mais próximo. Atendê-lo bem é o primeiro passo para que você tenha qualidade em seu trabalho.
5o) Participação – Mostre-se realmente interessado e participante. Quanto mais marcante for a sua presença na empresa, melhor.
6o) Apresentação pessoal – A primeira coisa que seu cliente observa em você é seu aspecto visual. Cuidar bem da aparência faz uma profunda diferença.
7o) Conhecimento – Se você quer que o cliente acredite em você, é preciso transmitir segurança em tudo o que disser a ele.
8o) Chamar pelo nome – O som mais agradável ao ouvido das pessoas é o próprio nome. Memorize o nome do cliente e diga-lhe o seu nome. Isso vai aproximá-los muito mais.
9o) Treinamento – Todos podemos sempre nos aprimorar. Aproveite todas as oportunidades para isso: leia, faça cursos, agregue valor ao seu próprio modo de trabalhar, e o maior beneficiado será você mesmo.
10o) Preparo físico – Cuide bem do seu corpo, com exercícios físicos, boas caminhadas e alimentação sadia. Você precisa estar energizado para ter sucesso em suas vendas.
Certamente você já conhece essas dicas e talvez já pratique algumas delas, ou até mesmo todas. Mas sabemos que o ser humano é como uma brasa, que quando se afasta do fogo vira carvão. Por isso, guarde esses ensinamentos em um lugar bem visível. Cada novo dia é tempo de renovar as energias.
Por Professor Gretz
Fonte: RHPortal
Quando falo sobre entusiasmo para uma platéia participante e motivada, os que estão ouvindo sentem-se mais entusiasmados, mas além deles também eu, que faço a palestra, me sinto fortalecido. Isso porque o entusiasmo é uma força dinâmica, que se expande e se realimenta quando é compartilhado pelas pessoas.
A mesma coisa acontece nos contatos profissionais entre um vendedor e seus clientes, ou entre um líder e sua equipe. A pessoa que transmite entusiasmo conquista uma resposta emocional positiva, por parte das pessoas com quem convive, não só no meio profissional como em qualquer outro ambiente. O meu entusiasmo para transmitir idéias me animou a escrever um livro exatamente sobre esse assunto, com o título “A Força do Entusiasmo – Como usar a fonte de energia que existe dentro de você”.
É importante que também as empresas saibam usar essa fonte de energia, pois o entusiasmo é um combustível de primeira necessidade em qualquer organização. Mas é bom ter sempre em mente uma frase de um escritor japonês, chamado K. Ishiwawa: “De nada vale uma tonelada de entusiasmo se não estiver acompanhada de um grama de técnica”.
Em todos os ramos do mercado, os conhecimentos e as técnicas estão evoluindo muito rapidamente.
E a força do entusiasmo precisa ser aplicada também para o aprimoramento profissional. Cabe a cada um, seja autônomo ou integrante de uma equipe, evoluir o seu perfil profissional passando a ser um verdadeiro “homem de negócios”, um empreendedor, com as seguintes características:
• Informado sobre o que se passa no seu país e no mundo;
• Preparado para lidar com as novas realidades do mercado;
• Disposto a aprender sempre, para estar capacitado em novas situações e técnicas;
• E, acima de tudo, entusiasmado com a vida.
Sabemos que todo desafio traz, dentro de si, uma oportunidade de aprimoramento profissional e pessoal. E você pode aprimorar seu trabalho seguindo estas simples sugestões:
1o) Bom humor – Quem cultiva o bom humor alcança resultados muito mais positivos no contato com os clientes e em qualquer situação
2o) Entusiasmo – Coloque o coração em todos os seus atos. A pessoa entusiasmada tem um brilho pessoal. Essa força faz com que o cliente acredite em você e sinta-se atraído pelo produto ou serviço que você oferece.
3o) Comprometimento – Não basta ser atencioso. Esteja comprometido com os anseios do cliente, para surpreendê-lo com atitudes extremamente positivas.
4o) Espírito de equipe – Lembre-se de que seu colega de empresa é o cliente mais próximo. Atendê-lo bem é o primeiro passo para que você tenha qualidade em seu trabalho.
5o) Participação – Mostre-se realmente interessado e participante. Quanto mais marcante for a sua presença na empresa, melhor.
6o) Apresentação pessoal – A primeira coisa que seu cliente observa em você é seu aspecto visual. Cuidar bem da aparência faz uma profunda diferença.
7o) Conhecimento – Se você quer que o cliente acredite em você, é preciso transmitir segurança em tudo o que disser a ele.
8o) Chamar pelo nome – O som mais agradável ao ouvido das pessoas é o próprio nome. Memorize o nome do cliente e diga-lhe o seu nome. Isso vai aproximá-los muito mais.
9o) Treinamento – Todos podemos sempre nos aprimorar. Aproveite todas as oportunidades para isso: leia, faça cursos, agregue valor ao seu próprio modo de trabalhar, e o maior beneficiado será você mesmo.
10o) Preparo físico – Cuide bem do seu corpo, com exercícios físicos, boas caminhadas e alimentação sadia. Você precisa estar energizado para ter sucesso em suas vendas.
Certamente você já conhece essas dicas e talvez já pratique algumas delas, ou até mesmo todas. Mas sabemos que o ser humano é como uma brasa, que quando se afasta do fogo vira carvão. Por isso, guarde esses ensinamentos em um lugar bem visível. Cada novo dia é tempo de renovar as energias.
Por Professor Gretz
Fonte: RHPortal
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