O RH é essencial para que uma empresa cresça de forma estruturada e sustentável, uma vez que, a partir do business plan definido pela diretoria, o departamento de gestão de pessoas pode orientar os colaboradores na busca dos resultados esperados
Como desenvolver e manter a gestão
eficaz de Recursos Humanos em uma empresa de pequeno porte para
envolver e reter talentos? E como o departamento pode apoiar o processo
de crescimento da companhia? Estas questões são comuns aos gestores de
pequenas empresas que se preocupam com o bem-estar dos colaboradores e
acreditam que o ambiente profissional é fundamental para sua
fidelização.
O RH é essencial para que uma
empresa cresça de forma estruturada e sustentável, uma vez que, a partir
do 'business plan' definido pela diretoria, o departamento de gestão
de pessoas pode orientar os colaboradores na busca dos resultados
esperados. Mas, para que isso funcione de modo satisfatório, os
decisores precisam enxergar no RH um verdadeiro aliado, pronto para
garantir o suporte necessário na condução do crescimento da companhia.
As expectativas precisam ser claras e traçadas em conjunto, assim, o
profissional terá uma visão macro de onde a empresa pretende chegar e o
que deve fazer em seu dia a dia, transformando planos em metas.
O que muitos gestores não sabem é que mesmo uma empresa de pequeno porte pode, ou melhor, deve, ter um departamento de Recursos Humanos atuante e organizado para mediar as relações, compartilhar informações, criar padrões de trabalho e acompanhar sua evolução. Muitos erram ao tentar adaptar em uma PME modelos prontos que funcionam em grandes corporações. O RH de uma empresa precisa nascer com ela, estar presente desde sempre, fazer parte do seu DNA, pois isso garante que as ações sempre estarão alinhadas às necessidades de cada fase.
Numa
pequena empresa a proximidade da equipe pode ser um grande diferencial,
até competitivo. Uma equipe próxima tende a ficar mais forte e
comprometida. E reforço que proximidade não significa falta de
profissionalismo ou regras, mas a possibilidade de ser mais flexível e
adaptável. Não raro, colaboradores que trocam uma grande empresa por uma
PME sentem um choque positivo. Acostumados à falta de flexibilidade,
muitos se surpreendem com a opção de ter os benefícios ajustáveis a suas
necessidades e cargo, por exemplo, o que geralmente é inviável em uma
grande corporação pela dificuldade de operacionalizar cada caso
separadamente.
Quando se tem uma equipe menor, o RH consegue desenhar planos de carreira e desafios de acordo com perfil e aptidão de cada colaborador, sempre alinhado às metas da empresa, e acompanhar de perto o desenvolvimento
do mesmo. O profissional, por sua vez, gosta de ter seu plano
personalizado, sente o quanto seus pontos fortes são valorizados e
utilizados, além de ter claro o caminho que deve seguir para melhorar
seus pontos mais fracos. Esse acompanhamento também fica mais fácil numa
PME, onde os gestores conseguem se envolver pessoalmente no desenvolvimento dos seus colaboradores.
Os
executivos também precisam ter em mente que uma pequena empresa não
pode usar o seu porte como argumento para oferecer salários abaixo do
mercado. Independentemente do tamanho de uma companhia, ela sempre
deseja os melhores profissionais, afinal, disso depende seus resultados e
crescimento. Portanto, para ter os melhores colaboradores, é preciso
oferecer salário e benefícios compatíveis.
Qualquer
empresa, independentemente de porte ou segmento de atuação, é feita por
pessoas. Em alguns casos, como nas empresas de consultoria, por
exemplo, isso é ainda mais característico, pois o capital intelectual é o
principal ativo, fazendo com que o sucesso dos negócios esteja
diretamente relacionado à dedicação desses profissionais que, por sua
vez, produzem melhor quando se sentem motivados e valorizados. Portanto,
a gestão do capital humano sempre requer atenção e deve ter como foco o desenvolvimento de ações em prol do bem comum, administrando a busca por ganhos de todos os lados.
Por Daniel Huallem
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