Marcos Zochio
A criatividade sempre foi importante para o nosso progresso evolutivo; Criamos o novo, inventamos novas coisas e fizemos tanto mais graças á ela – 'a criatividade' - Mas nos últimos anos a criatividade passou a assumir uma maior importância.
Cidades, Indústrias, Economia, Classes Criativas, e tantas outras. É um turbilhão de novas ideias que só cresce mundo afora. A criatividade passou a ter reconhecimento como um recurso estratégico para sociedade, para nossos negócios e nosso meio de vida mais fácil.
Os produtos e serviços padronizados estão perdendo sua força, mesmo aqueles que são caros de serem trocados - sua conta no banco por exemplo - Quem de nós não recebeu nos últimos meses propostas de bancos concorrentes oferecendo exatamente a mesma coisa que já temos?? Mas uma conta no banco fica caro, trabalhoso de ser trocado, e por vezes ficamos com o mesmo serviço por conta desse trabalho. Um processo mais criativo e com vantagens faz você ter o trabalho e trocar de banco.
Nossas decisões de consumo se pautam hoje muito mais pelos bens intangíveis – design, marca, benefícios emocionais, um apelo à sustentabilidade entre outros. É aí que, novamente, entra a criatividade, diferenciando os produtos e serviços que vamos consumir.
No mundo globalizado que vivemos hoje, ao mesmo tempo que capital e tecnologia passam a ser facilmente transferíveis, a criatividade é mais reconhecida a cada dia não apenas como um ativo econômico relevante, mas que também possui muitas particularidades.Vivemos não só em um ambiente físico criativo, como também em um ambiente digital que oferece oportunidades antes impensáveis. Quanto mais a criatividade é empregada, mais se amplia.
Um grande desafio a enfrentar para ser realmente mais criativo de essência é a educação, mas não digo a educação de saber escrever corretamente se caso a palavra é com 'Z' ou 'S' e sim a educação do saber pensar. Pois sabendo pensar entendemos as regras, entendendo as regras corretamente no seu lado logico vamos saber como muda-las para melhor, por conta disso que pensar criativo é tão dificil.
Vejo muito se falar na frase, em um novo clichê 'Pense fora da Caixa' .. Acredito que todos querem pensar fora da caixa ser mais criativos!! Mas ao mesmo tempo que se fala isso a todos, não se mostra como fazer, não se implanta elementos e informações para que todos pensem fora da caixa de verdade, informações por um lado temos demais, agora saber flitar é o que não mostramos, as vezes pessoas pensam no canto da suas caixas e não percebem isso.
Moldar o nosso futuro de acordo com o que queremos depende apenas de nós
– e de nossa capacidade de nos aprimorar, então digo: Molde o futuro á sua criatividade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe e compartilhe seus conhecimentos, deixando seu comentário abaixo!