Complete
o perfil
Pode parecer óbvio, mas muita gente cede à tentação da preguiça e nunca
vislumbra o ícone que mostra o perfil 100% completo no LinkedIn. Erro crasso,
afirmam especialistas. “Quanto mais dados você colocar, mais chances do seu
perfil ser mais visualizado”, afirma Camila Pinheiro, diretora da Pitanga
Digital Branding.Além de ser favorecido dentro do sistema de buscas da ferramenta, perfis completos tendem a saltar aos olhos dos recrutadores que, geralmente, encaram o LinkedIn como um meio para buscar informações mais profundas dos candidatos.
Seja
minucioso
Se a ideia de “menos é mais” rege a elaboração dos currículos convencionais,
no LinkedIn, a lógica é oposta. Para destacar seu perfil nos sistemas de busca,
é essencial listar todas as experiências profissionais que você teve. E isso
inclui empresas onde trabalhou, trabalhos voluntários e até cursos que,
geralmente, ficam de fora do currículo que você envia às empresas.Detalhar suas atribuições (com foco nas palavras-chaves) e conquistas em cada passagem profissional também é essencial. Além de alavancar suas chances no sistema de busca, eleva seus pontos com o recrutador.
Faça networking
Na busca interna do LinkedIn, geralmente, ficam favorecidas as páginas ou pessoas que têm alguma relação com o usuário que procura a informação. Isso significa que quanto maior o número de conexões, mais chances de aparecer nas buscas você terá.
Antes de sair adicionando todos os perfis que encontrar pela frente, é importante ter em mente que, no LinkedIn, ter uma nova conexão significa também mais trabalho de networking pela frente.
Em outros termos, de
nada vale ter uma lista imensa de contatos se você não mantém qualquer relação
além de um primeiro clique com cada um deles. Você perderá pontos caso um
headhunter peça referências para um de seus contatos e ele não souber dar informações.
Participe
de grupos
Os grupos do LinkedIn têm mais a oferecer do que o papel de simples ponte
para novos contatos profissionais. Participar dos grupos certos pode render
informações mais atualizadas sobre seu setor (o que é essencial para uma entrevista
de emprego, por exemplo), além de visibilidade para os principais recrutadores
do país. “Se você posta algo relevante, você acaba se destacando”, diz Camila.
Abuse dos
aplicativos
Para dar mais visibilidade para seu trabalho, não relegue os aplicativos do
LinkedIn ao ostracismo. Com eles é possível disponibilizar todas as
apresentações de slides que você elabora, os posts de seu blog e até mostrar os
livros que leu e está lendo.
Recomende
e seja recomendado
“A recomendação no LinkedIn é aval de que o trabalho foi bem feito”, afirma
Sérgio Sabino, diretor de marketing da Michael Page. Por isso, é sempre uma boa
pedida exibir na sua página depoimentos que endossem seu perfil profissional.
Pedir recomendações de uma maneira sutil e recomendar outras pessoas são duas
estratégias eficazes. Cuidado, apenas, para não queimar seu filme neste
processo. Não pega bem pedir por uma recomendação quando a pessoa sequer
conhece bem seu trabalho.
Diga não
aos feeds automáticos
Para economizar tempo, muita gente opta por ferramentas que sincronizam as
informações postadas nas mais diferentes redes sociais. Camila não aconselha
esta prática. “Postar a mesma coisa fica maçante. Mostra que você não teve
cuidado”, diz. E não só isso. Lembre-se que cada ferramenta tem a sua vocação.
“São coisas diferentes para trabalhar. É um erro misturar”, afirma a
especialista.
Espalhe
Feito (tudo) isso, é hora de tornar o link do seu LinkedIn conhecido.
Adicione o endereço ao seu cartão de visitas, à assinatura do seu e-mail, à sua
descrição em outras redes sociais e por aí vai.
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