Veja 10 maneiras erradas de um gestor motivar sua equipe
Para especialistas, gestores esquecem que os profissionais se motivam de formas diferentes, o que pode gerar efeito contrário
Infomoney
O que toda empresa quer é profissionais motivados, animados e interessados em fazer seu melhor. Para isso, porém, é
preciso saber estimular esse comportamento, oferecendo promoções, novos
desafios e mais autonomia, por exemplo. O problema é que nem todo gestor
sabe que, muitas vezes, ao invés de estar motivando ele pode estar
desmotivando seus funcionários.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com 10 maneiras erradas de
motivar os funcionários. Contamos, para isso, com a ajuda de
especialistas em gestão de carreira e motivação. Confira:
1. Os profissionais são únicos - “não existe
motivação em massa”, explica o especialista em motivação, Roberto
Recinella. Uma das maneiras erradas de motivar os profissionais é
acreditar que o que motiva um motiva todos. Os líderes que não conhecem
cada um dos membros de suas equipes podem cometer esse erro.
Na prática, o gestor acredita que determinado elemento vai motivar um
profissional, pois foi o mesmo elemento que já motivou um outro
trabalhador. Mas, segundo Recinella, isso não funciona sempre. A
sugestão é conhecer cada um dos membros da equipe, entendendo suas
necessidades e interesses.
2. Desafios megalomaníacos - a maioria das pessoas
sabe que os profissionais, para se sentirem motivados, querem desafios
constantes. Ou seja, uma oportunidade de superar uma meta e de mostrar
um bom trabalho. O erro acontece quando o líder, pensando que vai
motivar, estipula um desafio absurdo, que dificilmente será atingido. “O
profissional sabe que não vai conseguir e logo fica desmotivado”,
analisa o especialista. Os desafios devem sempre ser propostos, mas
precisam ser palpáveis.
3. Sempre em cima - ainda na lógica do item um, o
líder pode desmotivar, tentando motivar, se não entender as necessidades
e os interesses dos profissionais. Nesse caso, a desmotivação acontece
porque o chefe fica em cima demais do funcionário, acreditando que ele
quer esse acompanhamento de perto, quando, na realidade, o que ele
deseja é mais autonomia e liberdade.
Novamente, os profissionais são diferentes uns dos outros. Se o chefe
entende que acompanhar de perto o trabalho de um profissional o motiva,
ele não deve acreditar que isso vai motivar todos os demais. Portanto, é
importante identificar as necessidades de cada um.
4. Falta de clareza - o líder também pode desmotivar
alguns membros da equipe quando está tentado motivar outros. Promover
um funcionário, por exemplo, sem dúvida fará com que esse profissional
se motive. Porém, se essa promoção não for clara, ou seja, se os demais
não entenderem os motivos dela, será um grande fator desmotivacional
para os demais membros da equipe.
5. Feedback mal dado - alguns líderes acreditam que
fazer uma crítica fará com que o profissional queira mudar, melhorar e
virar o jogo. Por isso, ao dar um feedback, criticam alguns pontos do
trabalho do profissional – pensando que ele vá querer melhorar. O
problema, novamente, é que as pessoas são diferentes, ou seja, alguns
são automotiváveis, enquanto outros desanimam totalmente.
A sugestão é fazer um feedback bem estruturado, ou seja, apontar os
pontos que deveriam ser melhorados, observando a maneira de falar e
ainda ressaltar os pontos positivos do trabalho do profissional.
6. Falta de feedback - na mesma linha do item
anterior, o feedback é uma questão bastante delicada. Se o líder prefere
não fazer, pensando que o profissional vai achar que a ausência de
feedback significa que não há nada de errado com seu trabalho, isso pode
ser um “grande tiro no pé”, explica a professora do Núcleo de Estudos e
Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM (Escola Superior de
Propaganda e Marketing), Adriana Gomes.
Sem uma avaliação do seu trabalho o profissional pode sentir que não é importante, que seu trabalho não faz nenhuma diferença.
7. Promoção sem remuneração - promover uma pessoa de
cargo é um ótimo fator motivacional, mostra que seu trabalho foi
reconhecido e que ele está pronto para novos desafios. Mas, novamente,
nem todos os profissionais são iguais, e se o líder pensar que uma
promoção sem aumento de salário é sinônimo de motivação para qualquer
profissional, ele pode estar muito enganado. Mesmo que o funcionário se
motive num primeiro momento, com o tempo ele vai entender que só tem
mais trabalho, pelo mesmo salário.
8. Possibilidades que nunca chegam - Adriana explica
que outro fator que pode gerar grande desmotivação, apesar do objetivo
não ser esse, é prometer coisas e nunca cumpri-las. Desde sinalizar uma
promoção que nunca chega, até coisas menores, como uma visita ao
cliente, a participação em um projeto, novos desafios e remuneração
maior. Claro que inicialmente o profissional vai se motivar, mas, quando
ele entender que nada acontece, a situação pode ficar muito ruim.
9. Delegar sem dar suporte - se o líder delega
funções extras a um membro da equipe, é preciso que ele também dê o
suporte necessário. Muitas vezes os profissionais podem sentir que não
estão preparados para assumir determinadas tarefas e, se não puderem
contar com o suporte do líder, o que deveria ser um fator motivacional,
acaba desmotivando.
10. Delegar sem dar autonomia - o líder também deve
saber que autonomia é importante para alguns profissionais. Logo, se ele
delegar algumas funções, mas continuar centralizador demais, isso pode
ofuscar a motivação inicial de ter assumido novas responsabilidades.
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