segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Empresas dos sonhos dos jovens

Os profissionais em início de carreira já não se preocupam tanto com o salário que vão receber, mas com o ambiente em que vão trabalhar.

Pesquisa da Cia de Talentos mostra que das dez empresas em que os jovens brasileiros sonham trabalhar, seis são nacionais. Há nove anos, apenas uma era brasileira. Segundo a diretora da Cia de Talentos, Sofia Esteves, as corporações nacionais têm conquistado posições porque foram profissionalizadas, têm história de sucesso, estão sempre inovando, aplicam boa gestão de pessoas, enfim, tornaram-se orgulho nacional. 

Entre as primeiras colocadas estão: 
1-Google 
2-Petrobras (que por cinco anos manteve a liderança) 
3-Unilever
4-Vale
5-Natura
6-Nestlé
7-Itaú
8-Globo
9-Microsoft
10-AmBev

A pesquisa detectou que os jovens escolhem as empresas que desejam iniciar carreira pelo bom ambiente de trabalho, pela possibilidade de investimento no desenvolvimento profissional, pela qualidade de vida e, também, que estimulem o crescimento profissional e tenham boa imagem de credibilidade. Entre os pesquisados, 42% já estão trabalhando.

Cerca de 77% dos jovens querem trabalhar na área pública, sendo que 33% preferem atuar na indústria e 25% em serviços.

Segundo o levantamento, a maior parte dos jovens considera-se bem preparada (86%) para trabalhar nessas empresas e tem clareza do que deseja para sua carreira (76%).

Sofia Esteves afirmou que, pela pesquisa anterior, a categoria salário e benefícios era um dos cinco pontos mais importantes para a escolha de uma companhia para trabalhar. Agora, o bom ambiente de trabalho ganhou pontos entre os profissionais em início de carreira. “Querem ganhar dinheiro de forma coerente”, disse a empresária.

A expectativa de ficar na organização é de mais de 20 anos para 30% dos entrevistados. Há cinco anos, o tempo para ficar na companhia era de no máximo dois anos. “Se tiver uma boa relação na corporação, não tem porque mudar de emprego. Se houver respeito, troca, preferem ficar”, afirmou Sofia. 

A pesquisa mostra também que o jovem mudaria de emprego para ser promovido na outra empresa (31%), por salário maior (21%) e para viver outra cultura empresarial (15%).

Para 36% deles, sucesso é fazer o que gosta, e para 20%, equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Rede Globo
Para conquistar tais jovens, a Rede Globo tem estruturado programas estratégicos, parcerias e convênios com universidades. “O projeto está mobilizando a empresa toda”, disse a diretora de RH da empresa, Heloisa Machado, que também participou do painel na Estação de Conhecimento Brasil: Presença na Gestão que Dá Certo. Segundo ela, o jovem quer fazer o que gosta, mas também tem que entender o ambiente de trabalho.

Petrobras
No painel, o gerente de RH corporativo da Petrobras, Lairton Corrêa de Souza afirmou que o resultado da pesquisa tem ajudado no planejamento estratégico da organização. O processo seletivo da companhia também tem contribuído para dimensionar o efetivo e o desenvolvimento na formação das pessoas que vêm do mercado. De acordo com Souza, a pesquisa serve para a Petrobras analisar se os jovens vão gostar do que vão fazer na empresa, por exemplo. 

Acompanhe aqui a cobertura completa da Estação do Conhecimento Brasil: Presença na Gestão que dá Certo.

HSM Online
2010

FONTE: http://www.hsm.com.br/artigos/empresas-dos-sonhos-dos-jovens?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_content=1011_brasil&utm_campaign=d2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe e compartilhe seus conhecimentos, deixando seu comentário abaixo!