Especialistas recomendam que pequenos empresários façam uma reflexão de como foi o ano para eles e para suas equipes e tomem atitudes para melhorar em 2013
Quando um ciclo chega ao fim é recomendável fazer um balanço
para só então começar a planejar o próximo passo. Gilberto Guimarães,
professor da Business School São Paulo, explica que empreendedores e donos de pequenas empresas devem
verificar, primeiramente, se os resultados e objetivos foram atingidos.
“É tarefa do chefe definir os objetivos em conjunto com as pessoas da
sua equipe”, afirma.
Jaqueline
Silveira, coordenadora do Ibmec Carreiras do Ibmec/MG, explica que para
um gestor, o fechamento de um ciclo é o momento ideal para ouvir seus
colaboradores. “Isso é muito importante para o ano que vem, até para o
funcionário avaliar como ele está”, diz.
Depois
do feedback, é hora de tomar atitudes para que o próximo ano seja
melhor do que o que já passou. Com a ajuda dos especialistas, Exame.com
listou três passos para ser um chefe melhor para sua empresa no próximo
ano.
1- Mantenha sua palavra
Discursos
com falsas promessas são fáceis de serem identificados. Por isso,
pontuar a realidade e ser sincero faz com que sua equipe tenha confiança
em você. Além disso, não há como cobrar dos outros o que você mesmo não
consegue colocar em prática.
João
Baptista Brandão, professor da Escola de Administração de Empresas de
São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), diz que se a postura
do empresário não condiz com o discurso, os funcionários se afastam, não
acreditam nas atitudes do empreendedor e isso pode gerar conflitos.
2- Dê feedbacks
As
avaliações da equipe não podem ser feitas somente no final do ano.
Guimarães diz que o ideal é que sejam realizadas periodicamente.
Dessa maneira, erros são minimizados durante a rotina de trabalho e o
estresse pode ser evitado para ambas as partes. “A pesquisa de clima tem
que ser diária, não pode deixar acumular problemas”, completa Brandão.
Para Jaqueline, momentos de feedbacks são oportunos para nortear os
planos futuros, informar sobre a situação da empresa e o que é esperado
do funcionário. Esse alinhamento favorece o crescimento do negócio.
3- Seja o exemplo
O comportamento de um líder e a maneira como ele age pode interferir diretamente no
comportamento organizacional da empresa. “Se o líder desconfia das
pessoas, ele cria um clima de desconfiança”, diz Guimarães. O professor
conta que impor metas de forma muito agressiva, por exemplo, não é uma
prática recomendável.
O
empreendedor tem que avaliar como tem sido a sua postura diante de
imprevistos ou no tratamento com clientes e fornecedores. Ao fazer essa
reflexão, é possível verificar quais pontos ainda podem ser melhorados.
Fonte: Camila Lam, de Exame.com
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