quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Diferentes gerações? Una para multiplicar resultados

Gerir pessoas: com certeza esta é uma das tarefas que mais exigem dos líderes e profissionais da área de Recursos Humanos. E não é para menos. Esta função, uma das mais importantes para todas as empresas, inclui lidar com diferentes perfis de colaboradores, seus anseios, conflitos e desenvolvê-los para que entreguem sempre os melhores resultados.

Se não bastasse, ainda há o desafio de atrair e reter os profissionais da Geração Y, que têm expectativas diferentes das gerações anteriores e que busca por modelos de gestão compatíveis com suas projeções de carreira. E ai que dois elementos: RH e gestão de pessoas, tornam-se ainda mais essenciais no ambiente organizacional.

E quando o assunto é Geração Y, uma recente pesquisa realizada pela Robert Half com CFOs (chefes financeiros) de todo mundo, constatou que para 48% dos entrevistados há uma dificuldade em atrair estes talentos e, que para 55% destes líderes, reter a geração Y é a tarefa mais difícil em uma empresa.

Além da retenção e atração dos jovens profissionais, o desafio também está em conciliar as expectativas das diferentes gerações que podem compor uma mesma empresa. Entretanto, as organizações podem ter excelentes resultados se souberem gerir efetivamente as diferentes gerações, fazê-las trocarem experiências, conhecerem suas qualidades e competências, respeitarem suas diferenças e unirem seus conhecimentos.

Dicas para unir as diferentes gerações de sua empresa:
- Estimule a cooperação entre gerações de diferentes idades.
- Busque unir experiência com inovação e criatividade.
- Dê feedbacks realistas e constantes.
- Não privilegie nenhum dos lados. Seja justo e honesto com todas as partes.
- Reconheça os esforços, os comprometimento e os resultados.
- Crie um campo aberto de comunicação, cocriação e sugestões de melhorias.

Ao implantar este sistema de cooperação os gestores de Recursos Humanos estão fazendo com que as diferenças entre a Geração Y e as demais, não conflitem ao ponto de interferir nas relações interpessoais, no ambiente, na liderança e, consequentemente, no alcance das metas. Fica a dica!

Por José Roberto Marques  
Fonte: RH.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe e compartilhe seus conhecimentos, deixando seu comentário abaixo!