15/08/2011 - 09:38h - Atualizado em 15/08/2011 - 15:36h
» Por Ascom da Secretaria de Trabalho e Renda
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Centros de Trabalho, Emprego e Renda estaduais compartilharão o banco de dados nacional
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) está oferecendo mais de cinco mil oportunidades de emprego em todo o estado do Rio. Para se candidatar, o trabalhador conta, a partir de hoje (15/08), com o Sistema Mais Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que substitui o Sistema de Gestão de Ações de Emprego (Sigae), em todas as agências do estado. Para o trabalhador, a nova ferramenta significará qualidade e eficiência no atendimento.
Com o sistema totalmente online, os 54 Centros de Trabalho, Emprego e Renda (CPTERs) compartilharão o banco de dados nacional. Segundo o cronograma da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, os atendimentos deverão estar normalizados na Região Metropolitana e Baixada em duas semanas, a partir de hoje (15), e, no interior (Norte, Sul Fluminense e Baixada Litorânea), em até três semanas.
Em curso no Brasil, desde 2007, a implantação da ferramenta foi providenciada pelo secretário de Estado de Trabalho e Renda, Sergio Zveiter, em quatro meses. Para receber a nova tecnologia, nesse curto prazo, todos os postos estão recebendo novos computadores, impressoras e circuito de dados de alta velocidade (internet banda larga).
Treinamento - No início do mês, na capital fluminense, cerca de 50 servidores da Setrab foram treinados por instrutores do MTE, durante duas semanas. No interior, outros cinco agentes multiplicadores da Secretaria também já cumprem agenda de treinamento.
Desde o dia 8 de agosto, das 9 às 17hs, está sendo feita a segunda rodada do treinamento na capital. A ideia é que a estrutura usada para a capacitação permaneça, ao longo do segundo semestre, para dar suporte aos atendentes que sentirem necessidade de reciclagem de conhecimento.
Para o trabalhador, as mudanças são as seguintes:
- No posto, ao dar entrada no seguro desemprego, o atendente terá acesso às vagas disponíveis e poderá encaminhar o candidato para a vaga disponível (somente com salário igual ou superior).
- Todas as informações da carteira de trabalho e do perfil do trabalhador estarão registradas online. Por meio do PIS o atendente terá todas as informações e perfil do profissional. A identificação é feita na conversa com o atendente. As chances de se encontrar uma vaga no perfil do candidato são maiores.
- Banco de dados para candidatos com e sem experiência.
- O interessado pode acessar de qualquer computador e fazer um pré-atendimento. Ainda assim é obrigatória a presença no posto do Sine, mas a pessoa já estará com um pré-cadastro e um número de atendimento.
Serviço:
Os postos da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda oferecem os serviços gratuitos de intermediação de mão de obra (captação de vagas, cadastro e encaminhamento para empregos), emissão de carteira de trabalho (1ª e 2ª vias) e seguro desemprego.
Os documentos necessários ao se dirigir aos postos do Sine são a carteira de trabalho, PIS e CPF.
Com o sistema totalmente online, os 54 Centros de Trabalho, Emprego e Renda (CPTERs) compartilharão o banco de dados nacional. Segundo o cronograma da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, os atendimentos deverão estar normalizados na Região Metropolitana e Baixada em duas semanas, a partir de hoje (15), e, no interior (Norte, Sul Fluminense e Baixada Litorânea), em até três semanas.
Em curso no Brasil, desde 2007, a implantação da ferramenta foi providenciada pelo secretário de Estado de Trabalho e Renda, Sergio Zveiter, em quatro meses. Para receber a nova tecnologia, nesse curto prazo, todos os postos estão recebendo novos computadores, impressoras e circuito de dados de alta velocidade (internet banda larga).
Treinamento - No início do mês, na capital fluminense, cerca de 50 servidores da Setrab foram treinados por instrutores do MTE, durante duas semanas. No interior, outros cinco agentes multiplicadores da Secretaria também já cumprem agenda de treinamento.
Desde o dia 8 de agosto, das 9 às 17hs, está sendo feita a segunda rodada do treinamento na capital. A ideia é que a estrutura usada para a capacitação permaneça, ao longo do segundo semestre, para dar suporte aos atendentes que sentirem necessidade de reciclagem de conhecimento.
Para o trabalhador, as mudanças são as seguintes:
- No posto, ao dar entrada no seguro desemprego, o atendente terá acesso às vagas disponíveis e poderá encaminhar o candidato para a vaga disponível (somente com salário igual ou superior).
- Todas as informações da carteira de trabalho e do perfil do trabalhador estarão registradas online. Por meio do PIS o atendente terá todas as informações e perfil do profissional. A identificação é feita na conversa com o atendente. As chances de se encontrar uma vaga no perfil do candidato são maiores.
- Banco de dados para candidatos com e sem experiência.
- O interessado pode acessar de qualquer computador e fazer um pré-atendimento. Ainda assim é obrigatória a presença no posto do Sine, mas a pessoa já estará com um pré-cadastro e um número de atendimento.
- Ministério do Trabalho, Secretaria estadual do Trabalho e Renda e prefeituras municipais interligados ao mesmo sistema de vagas e dados. Antes o trabalhador teria que circular por todos esses locais em busca de vaga, agora está tudo centralizado nesse sistema
Serviço:
Os postos da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda oferecem os serviços gratuitos de intermediação de mão de obra (captação de vagas, cadastro e encaminhamento para empregos), emissão de carteira de trabalho (1ª e 2ª vias) e seguro desemprego.
Os documentos necessários ao se dirigir aos postos do Sine são a carteira de trabalho, PIS e CPF.
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