Em entrevista exclusiva ao Portal Administradores, especialista em gestão de pessoas destaca que as redes sociais saem da qualidade de entretenimento e passam a ser aliadas – ou inimigas – no mercado profissional
Por Fábio Bandeira de Mello, www.administradores.com.br
As redes sociais como Twitter, Orkut e Facebook estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas que acessam a web. Talvez, por isso, essas redes causem um verdadeiro paradigma na relação lazer e trabalho, ou pessoal e profissional.
Se por um lado o fato de estar conectado pode representar a busca constante por atualidades e informações, por outra, pode revelar alguns dados constrangedores que os profissionais não quisessem expor. Por isso, saber lidar com essas ferramentas é tão essencial quanto estar nelas. As redes sociais podem sim ser aliadas na busca de oportunidades e informações úteis para o dia a dia, mas podem se transformar também em grandes vilões quando exibem determinadas informações.
Para entender um pouco mais como seria a forma de usar essas ferramentas como aliadas para sua carreira, sem se expor de forma inadequada, o Portal Administradores entrevistou Carlos Contar, diretor da Business Partner, consultoria especializada em gestão de pessoas e relacionamentos corporativos. Confira:
1 - Há alguns anos, as redes sociais na web eram apenas ferramentas de entretenimento entre internautas. Atualmente, nota-se que cada vez mais pessoas aderem à utilização desse serviço para ganhar mais espaço no mercado profissional. Tendo em vista isso, o que um profissional pode fazer para que essas ferramentas se tornem aliadas na hora de conseguir um emprego ou de passar uma boa imagem se já estiver empregado?
O profissional deve ter em mente que mesmo a página na rede social seja sua, você não está sozinho. É importante manter o contato pessoal com amigos e colegas, mas quando o contato passa a ser muito pessoal, é válido continuar a conversa em um outro meio, seja e-mail, depoimento ou mensagens particulares.
O diferencial nas páginas de redes sociais está na dificuldade em se adaptar a elas. Não basta só criar perfis nas mais diversas redes possíveis. É preciso atualizá-los com informações pertinentes e mostrar efetivamente que você é como profissional. Além disso, temos que tomar muito cuidado com a exposição de questões relacionadas à vida pessoal, que podem distorcer a visão de como o profissional seria no dia-a-dia.
2 - E o que não se deve ser escrito ou feito nessas redes sociais para não prejudicar a imagem profissional?
Em momentos de explosão, geralmente as pessoas esquecem-se de seus limites e desabafam nas redes sociais: reclamam do chefe, do colega de trabalho, da falta de dinheiro, etc. Na internet, deve-se ter muito cuidado: mesmo que você apague as mensagens em sua rede, elas irão permanecer na memória e continuar aparecendo em buscas detalhadas, podendo rotular determinados profissionais.
3 - Você poderia apontar algumas dessas "gafes" mais comuns ou exemplos que as pessoas cometem ao utilizar suas redes sociais pessoais, mas que repercutem negativamente em seu ambiente de trabalho?
Mensagens pessoais, umas envolvendo o emprego, como "Não agüento mais meu trabalho", outras envolvendo vida pessoal "Que preguiça de tomar banho", podem causa situações desconfortáveis no ambiente de trabalho. Recentemente vimos na mídia à demissão de um funcionário por justa causa, devido mensagens publicadas em seu Twitter. Com certeza se o profissional tivesse um comportamento diferente, ele poderia manter a calma e conversar com seu superior e tudo acabaria bem.
4 - Hoje podemos constatar uma lista gigantesca de redes sociais disponíveis para os usuários. Quais delas você apontaria que ajudam candidatos para conquistar uma vaga ou aumentar o network de contatos profissionais?
Entre as diversas redes sociais que hoje existem, podemos destacar o Linkedin: rede social criada especialmente e essencialmente para o ambiente profissional. Nela, pode-se colocar as experiências anteriores já vivenciadas, formação acadêmica do profissional e outras opções que servem como uma espécie de currículo on-line.
5 - Empresas de todos os portes e segmentos estão aderindo às redes para manter um contato mais próximo com seu público final. Qual são as principais orientações que você apontaria para essas empresas em relação ao uso dessas ferramentas?
Como citado anteriormente, o maior desafio das empresas não é relacionado em 'estar' nas redes sociais, mas sim, entender quais seriam seus principais objetivos nesta inserção junto a elas. Outro ponto importante, é que, a partir do momento em que haja uma inserção da empresa nestas redes, será necessário um acompanhamento diário junto a ela, no sentido de atualizá-las com informações pertinentes e úteis aos seus seguidores e amigos, bem como, que representem a missão e valores da organização.
FONTE: http://www.administradores.com.br/informe-se/tecnologia/como-voce-usa-as-suas-redes-sociais-aliadas-ou-inimigas/38361/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe e compartilhe seus conhecimentos, deixando seu comentário abaixo!