sexta-feira, 11 de março de 2011

Seu trabalho faz mal para você?

O excesso causa fadiga e estresse, sinais que muitas vezes são ignorados
Por Andressa Basilio


O que é mais certo: viver para trabalhar ou trabalhar para viver? Pode parecer clichê, mas a verdade é que está cada vez mais comum pessoas que colocam o trabalho como primeira prioridade na vida - até mesmo antes da família e da própria saúde. "As pessoas que trabalham em excesso passam, depois de um tempo, a comprometer a saúde, a mente e também a vida social. Elas não se sentem mais dispostas a fazer nada, nem atividades de lazer", explica o especialista em medicina comportamental Ricardo Monezi, da Unifesp.

E pior de tudo é que esse esgotamento provoca reações sérias e, muitas vezes, irreversíveis no organismo. Uma pesquisa inglesa, por exemplo, descobriu recentemente que trabalhar constantemente mais de 8 horas por dia pode significar um aumento de 60% nas chances de desenvolvimento de doenças do coração, dor no peito e infarto.

Para saber se você está trabalhando demais, não basta apenas olhar no relógio. É preciso também aprender a ouvir os sinais do corpo e, mais importante, dar atenção a eles. "Fadiga, dor nos membros inferiores, digestão lenta, infecções, queda do rendimento, enxaqueca. Tudo isso acontece porque o corpo interpreta o trabalho em excesso como estresse, liberando mais hormônio cortisol na corrente sanguínea o que prejudica a imunidade do corpo", explica Ricardo Monezi. Mas você não precisa esperar todas as dores aparecerem para começar a botar o pé no freio. Preparamos um teste para te ajudar a perceber se você anda extrapolando. Confira:

  • 1) Como você se sente quando está no trabalho?
  • 2) Quando chega em casa, normalmente você:
    • 3) Com que frequência você sente dores no corpo?
    • 4) Como você classificaria sua relação com as pessoas que trabalham com você?
    • 5) O que você acha das festas de fim de ano da sua empresa?
    • 6) O seu chefe te pediu, em cima da hora, para fazer algo que você não estava programando. Para isso, terá que trabalhar no final de semana. O que você faz?
    • 7) Um (a) amigo (a) ou companheiro (a) te chamou para ir ao cinema. Diante dessa situação, normalmente você:
    • 8) Como você passa seus finais de semana?
    • 9) Como está a qualidade do seu sono?
    • 10) Você acordou muito indisposto (a). Todos falam que você deve ir ao médico. O que você faz?
    • 11) Você fez uma cirurgia e o médico mandou uma semana de repouso absoluto. Como você administra esse tempo que estará fora do seu trabalho?
    • 12) Qual das frases abaixo você mais escuta das pessoas mais próximas de você



    Este conteúdo ajudou você a viver com mais qualidade?


    FONTE: http://msn.minhavida.com.br/conteudo/12076-Seu-trabalho-faz-mal-para-voce.htm

    Um comentário:

    1. TESTADO E APROVADO!
      Eu fiz o teste e o resultado foi esse:

      "O trabalho é um prazer. Você é responsável e trabalha duro. Porém, consegue, na maioria das vezes, separar um bom tempo para suas atividades de lazer. "Nós, como seres humanos, temos uma dimensão biológica, uma psicológica e uma social. Temos que procurar encontrar o equilíbrio dessas três funções para que a gente consiga viver bem a nossa vida", explica o especialista em medicina comportamental Ricardo Monezi, da Unifesp. No entanto, você pode eventualmente se exceder no trabalho. Quando se está envolvido em algo, temos maiores responsabilidades.
      O importante é não deixar essas eventuais horas extras virarem rotina e você acumular funções. Não se prive das horas de lazer."



      O último parágrafo diz exatamente o que eu tenho ouvido ultimamente dos meus amigos, conhecidos e colegas de trabalho.

      Eu recomendo,
      Ligia Helena

      ResponderExcluir

    Participe e compartilhe seus conhecimentos, deixando seu comentário abaixo!