Premiar funcionários não significa apenas conceder benefícios extras no pagamento. Em muitos casos, o reconhecimento vale muito mais
Por Redação, www.administradores.com.br
É comum que, na hora de premiar um colaborador por alguma conquista na empresa, sejam concedidos benefícios financeiros. Entretanto, em algumas situações, reconhecer o trabalho realizado e valorizá-lo de outras maneiras pode ser bem mais valioso que pagar uma gratificação extra no fim do mês.
Para o advogado Alexandre Moraes e Souza, do escritório Moraes & Souza, o reconhecimento do esforço dos colaboradores pode ser um fator de incentivo para que este permaneça na empresa e até mesmo melhore o seu desempenho. "Os principais aspectos observados para a premiação de funcionários geralmente são: pontualidade, assiduidade, disciplina, organização e desenvolvimento das atividades, trabalho em equipe e capacidade de envolvimento", afirma o advogado.
"Exemplo disso são as reuniões mensais que realizamos como meio de integração da equipe, identificação dos problemas e soluções a serem implantadas. A participação de todos, considerando a área envolvida, é sempre fundamental", complementa Souza, que ajuda a implementar essas práticas no escritório para o qual trabalha.
Para algumas empresas, um dos maiores incentivos que proporcionam aos seus funcionários é o auxílio com os estudos. Na Fibras Arte, fábrica de móveis em fibra natural e sintética do Rio. "Nós auxiliamos um dos nossos funcionários da fábrica a terminar os seus estudos universitários. Ao final fomos convidados para participar da formatura, o que foi um grande orgulho tanto para ele quanto para nós como empresa", diz Aílson Lino, diretor da Fibras Arte.
Além desta medida, a Fibras Arte também entrega certificados a cada determinado tempo de trabalho para os seus empregados, o que mostra o reconhecimento pelo trabalho do mesmo, bem como serve como indicação e prestígio caso este se desligue da empresa e tente novas oportunidades no mercado.
Renata Gonçalves, Gerente de Marketing do Grupo TKC/Todeschini, adota, entre outras medidas na empresa, a entrega de produtos eletrônicos para os funcionários destaque no mês, além de um breve texto no jornal da rede, com circulação nas lojas do grupo. "Além desta medida, a festa de confraternização para os funcionários, a cesta básica para ajudantes de montador, auxiliar de serviços gerais e demais cargos de 'base'", afirma Renata.
As possibilidades de bonificações são infinitas, contudo, a remuneração ainda se faz presente em algumas empresas, por acharem a medida mais justa entre todos. "Na construtora e incorporadora Pinheiro Pereira costumamos premiar os nossos colaboradores através de acréscimos salariais. Acreditamos que desta forma não prejudicamos e nem nos façamos injustos com nenhum funcionário", conclui Cláudio Acyr, sócio diretor da Pinheiro Pereira.
FONTE: http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/reconhecendo-valores/41828/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe e compartilhe seus conhecimentos, deixando seu comentário abaixo!